Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal.
- Home
- Pós-Graduação
- Cursos
Carga horária: 380 horas aula - 18 meses
Reconhecimento
Este curso é reconhecido pelo MEC
Professores
Local e Data
27X de R$ 430,00
Investimento
Acreditamos que quando temos um propósito em nossa vida profissional, fica muito mais fácil estudar, abrir mão dos fins de semana e ser transparente com os nossos clientes, pensando nisso o Fisepe traz para 2021 o que existe de mais atualizado no mundo da Estética e Saúde para lhe qualificar ainda mais e prepara-lo (a) para a retomada em 2021.
- Taxa de matricula R$ 180,00
- 5 encontros do curso serão 100% On-line (ao vivo), somente aulas teóricas;
- 5 primeiras parcelas com 50% de desconto ou as 10 primeiras parcelas com 25%;
- Indique um colega para qualquer curso em qualquer polo e ganhe mais 5% de desconto por indicação desde a 1ª parcela até o final do curso;
- 1ª parcela APENAS para o mês que iniciam as aulas conforme calendário de cada Estado/Polo.
Público Alvo
Portadores de diploma de curso de graduação em Enfermagem que queiram obter aprofundamento teórico para intervenção profissional de pacientes internados em UTI.
Objetivo Geral
Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos de profissionais enfermeiros relacionados à assistência a pacientes críticos, visando uma atuação sistematizada e que atenda a complexidade dos pacientes nas unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Conteúdo
Planejamento Estratégico, tático e operacional;
- Gestão por processo e gestão de processo;
- Gestão de riscos e perigos;
- Pilares da segurança, institucional, profissional e assistencial;
- Gestão dos resultados, indicadores quantitativos e qualitativos;
- Administração de recursos físico funcional, materiais, equipamentos e estrutura física;
- Legislação vigente de funcionamento e das unidades de alta complexidade;
- Portarias, Políticas públicas e RDCs;
- Gestão de pessoas, habilidades e competências do líder;
- Gestão por competências e gestão do desempenho;
- Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional.
Anatomia e Fisiologia do coração. Dor torácica. Síndromes coronarianas agudas. Epidemiologia, reconhecimento pré-hospitalar. Tratamento. Arritmias cardíacas. Interpretação rápida de eletrocardiograma. Pós-operatório de cirurgia cardíaca. Insuficiência cardíaca Congestiva. Crise Hipertensiva. Embolia Pulmonar. Métodos diagnósticos. Marcapasso. Indicação, procedimento e monitorização. Tipos de métodos de imagens, Cateterismo Cardíaco. ACTP ( Angiografia Coronariana Transluminal Percutânea).
Anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central. Perfil de internação de pacientes neurocríticos – patologias, condutas e cuidados essenciais na prevenção da lesão secundária com o tratamento neurológico e clínico da fase aguda. Urgências e emergências neurológicas – definição e tratamento para melhor prognóstico. Mecanismos fisiopatológicos fundamentais na determinação da gravidade dos pacientes. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação, avaliação de gasometrias em relação a performance pulmonar e função metabólica. Eletroencefalograma. Tomografia computadorizada de Crânio. Ressonância Magnética de Crânio. Doppler Craniano. Panangiografia dos 4 vasos.
Anatomia e fisiopatologia renal. Falência orgânica múltipla. IRA dialítica e não dialítica, avaliação de resultados bioquímicos suas consequências e correlações,
métodos de hemodiálise, tipos de terapias. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação. Tomografia Computadorizada Renal. Ressonância Magnética Renal. Ultrassom Renal.
Anatomia e fisiologia pulmonar. Fisiopatologia das principais alterações do sistema respiratório: Lesão Pulmonar Aguda (LPA), Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (ARDS); Pneumonias; DPOC, Asma brônquica, doenças restritivas, TEP e EAP. Tipos de métodos de imagens, avaliação prática de imagens com métodos interativos para avaliação, avaliação de gasometrias em relação a performance pulmonar e função metabólica. Radiologia do tórax, TAC, RM, Angiotomografia. US de tórax; Cintilografia ventilação-perfusão. Espirometria
Origem da Bioética: o berço do avanço científico e tecnológico na tradição ocidental e o ser humano na Idade da Técnica. Os princípios da Bioética e o confronto com as dimensões morais no contexto das ciências biomédicas. Morte-morrer: o que fazer? O que esperar? Reflexões diante da condição humana finita e as medidas técnicas de prolongamento da vida. Cuidado humanizado em UTI: possibilidades e perspectivas. Responsabilidade e preparação profissional. Dilemas e tensões éticas: aborto, suicídio, paciente no limiar da vida, eutanásia, reprodução humana, transplante de órgãos e outros.
• Ventilação Mecânica em Neonatologia
História da Ventilação Mecânica; Princípios da Fisiologia Neonatal; Particularidades dos pacientes internados em UTI Neonatal; Ventilação Mecânica Convencional; Ventilação Mecânica Moderna; Ventilação com Óxido Nítrico e de alta frequência; Desmame Ventilatório; Modalidades de ventilação mecânica não-invasiva neonatal; Assincronia paciente-ventilador;
• Ventilação Mecânica Pediátrica
História da Ventilação Mecânica; Princípios da Fisiologia Neonatal; Particularidades dos pacientes internados em UTI Neonatal; Ventilação Mecânica Convencional; Ventilação Mecânica Moderna; Desmame Ventilatório; Modalidades e aparelhos de ventilação mecânica não-invasiva pediátricas; Assincronia paciente-ventilador;
- AULA 01: Fundamentos do Suporte Ventilatório
Fundamentação da ventilação artificial e dos aparelhos de ventilação mecânica, monitorização do suporte ventilatório, efeitos cardiopulmonares da ventilação mecânica.
- AULA 02: VMI (modos ventilatórios)
Modos ventilatórios tradicionais - Ventilação mecânica volume controlada (CMV), Ventilação assistida/controlada (A/C), Ventilação mandatória intermitente (IMV), Pressão Suporte (PSV) e Ventilação com pressão de suporte e volume garantido (VAPSV). Modos ventilatórios avançados - VAPS (Ventilação volumétrica assistida com pressão de suporte), PAV (Ventilação Assistida proporcional), PRVC (Ventilação controlada a volume com pressão regulada), VS (Ventilação com Suporte de Volume), APRV (Ventilação com liberação de pressão em vias aéreas).
- AULA 03: VMNI
Indicações e contra-indicações da VNI; Métodos e modos de aplicação; Seleção do paciente e da interface; Pressão bifásica nas vias aéreas (Bilevel).
- AULA 04: VM em condições especiais
Ventilação mecânica na asma brônquica, na DPOC, na Fibrose Cística, nas doenças intersticiais, nos TCEs, nas contusões pulmonares, na SARA, no intra operatório..etc..
- AULA 05: Desmame da VM
Desmame ventilatório, métodos de retirada da VM, técnicas de desmame, índices preditivos, falhas no desmame.
Conceitos básicos em alimentação e nutrição introduzindo os nutrientes e suas funções fontes e recomendações. Sistema digestório com os diferentes locais de absorção dos nutrientes e patologias associadas a carências alimentares. Hábitos e práticas alimentares. Necessidades e recomendações nos diferentes ciclos da vida. Avaliação nutricional. Dietoterapia nas doenças crônicas não transmissíveis. Terapia nutricional com ênfase na Nutrição enteral e parenteral.
Fases e etapas da pesquisa científica. Anteprojeto e projeto de pesquisa. As propostas metodológicas. Normas da ABNT/Estilo Vancouver. Elaboração de trabalho de conclusão de curso. Artigo científico.
Gestão de Serviços - aspectos organizacionais, administrativos em UTI e indicadores de qualidade em UTI; Assistência de enfermagem ao paciente clínico e ao paciente submetido à cirurgia de grande porte e admitido na UTI, assistência de enfermagem ao paciente queimado.
Gestão de Serviços - aspectos organizacionais, administrativos em UTI e indicadores de qualidade em UTI; Assistência de enfermagem ao paciente clínico e ao paciente submetido à cirurgia de grande porte e admitido na UTI, assistência de enfermagem ao paciente queimado.
- Hemograma: eritrograma, plaquetograma e leucograma. Urinálise, Alterações hematológicas, desordens do equilíbrio ácido básico. Função hepática e renal. Gasometria arterial, Alterações importantes para a enfermagem. Relação de exames e patologias.
- História; aspectos éticos e legais do tratamento de feridas; Anatomia e fisiologia da pele; Processo cicatricial; Aspectos nutricionais; Avaliação local da lesão; Avaliação sistêmica; Avaliação microbiológica; Avaliação da dor. Fisiopatologia, aspectos epidemiológicos, prevenção e tratamento de lesões de pele no âmbito hospitalar, úlcera por pressão; úlcera diabética; deiscência; feridas cirúrgicas; lesões vasculogênicas (venosa e arterial) e queimaduras, mal perfurante plantar; fisiopatologia do processo infeccioso; fisiopatologia da dor. Tendências de tratamento; medidas de biossegurança; assistência interdisciplinar. Constituição e regimento de uma comissão de curativos e realização de protocolos nas instituições. Lesões de pele em pacientes de UTI- adulto, pediátrica e neonatal.
Histórico das infecções hospitalares; Personagens importantes na prevenção de infecções e seu legado;Legislação em Controle de Infecção; Conceitos de Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS); Conceito e métodos de Vigilância Epidemiológica; Fisiopatogenia, monitoramento e prevenção das principais IRAS em UTI: Infecção primária da corrente sanguínea associada a cateter venoso central; Pneumonia associada a ventilação mecânica; Infecção do trato urinário relacionada a sonda vesical de demora. Indicadores de resultado e de processos; Medidas de Bloqueio Epidemiológico de acordo com a rota de transmissão dos microrganismos: precaução padrão, de contato, gotículas e aérea; Resistência bacteriana e uso racional de antimicrobianos; Processamento de produtos para a saúde; Resíduos de Serviços de Saúde; Biossegurança e resíduos em UTI e seu manejo.
: Esta disciplina tem por objetivo apresentar os principais métodos diagnósticos e de tratamentos em hemodinâmica atentando para os diferentes olhares dos profissionais para cada conteúdo. De modo interdisciplinar, as aulas buscarão a compreensão e entendimento do discente dentro da abordagem da assistência prestada neste setor. O modulo de hemodinâmica, apresenta a evolução da técnica, contextualizando com o processo histórico e as principais especialidades que trabalham neste setor. Também será abordado os principais procedimentos intervencionistas, métodos de tratamento, anatomia, indicação, Ortese Prótese e Materiais Especiais e a sistematização do cuidado.
Revisão de conceitos em genética;
Divisão celular;
Replicação do DNA, transcrição, código genético e tradução;
Bases moleculares das mutações e reparação do DNA;
Herança Mendeliana;
Herança mitocondrial;
Padrões de herança monogênica;
Herança multifatorial;
Interação gênica;
Cariótipo normal;
Alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
Erros inatos do metabolismo;
Técnicas citogenéticas e moleculares para estudo de doenças genéticas humanas;
Ética e Aconselhamento genético.
.
Estrutura física da UTI;
Equipe multiprofissional atuante;
Tecnologias do cuidado;
Dimensionamento de pessoal e NAS
Admissão da criança na unidade e atenção aos pais
Realização do SAE.
Principais patologias clínicas: meningites, asma, coqueluche, bronquiolite, pneumonia, sepse.
Tipos de choque e diferentes traumas na criança.
Cetoacidose diabética e Mal convulsivo.
O transporte hospitalar da criança grave.
Estrutura física e condições ambientais da UTI neonatal;
Equipe multiprofissional atuante;
Humanização na UTI neonatal;
Dimensionamento de pessoal e NAS.
Admissão do RN na unidade e atenção aos pais;
Realização da SAE.
Aleitamento materno e Cuidado Canguru;
Características físicas do recém-nascido;
Anatomia e fisiologia respiratória do RN e suas alterações.
Manejo da dor no RN.
A pele do Recém-nascido.
Veja mais sobre o credenciamento do MEC
Ver AgoraTenho Interesse
Ao enviar o formulário, você declara que as informações fornecidas são verídicas e que os termos e condições do nosso regulamento foram aceitos